Por João Pedro Labadessa
Aslam é um leão-falante, filho do Imperador de Além Mar, que geralmente vive nos bosques de Nárnia (país onde acontecem as aventuras narradas nos livros) e sempre ajuda os narnianos quando estão ameaçados ou com grandes problemas. É um leão muito amoroso, fazendo com que as crianças aproximem-se dele sem medo algum, mas é também muito rígido quando é preciso.
Em cinco livros da série, Aslam aparecia para livrar Nárnia de ameaças e perseguições de tiranos que geralmente usurpavam o trono e castigavam o país; mas para isso usava sua sabedoria, autoridade, e seus magníficos poderes-sobrenaturais. É também relatado que Aslam participava de todas as guerras que ocorriam em Nárnia.
No livro de 1955, O Sobrinho do Mago, é relatado que Aslam foi o criador de Nárnia e responsável pela criação das criaturas fantásticas que habitam em Nárnia, tais como centauros, faunos, gigantes, sereias, dríades, cavalos-alados, grifos, e animais-falantes como texugos, castores, ornitorrincos, leopardos, ratos, ursos, macacos, cachorros, cavalos, entre outros. Do mesmo modo que criou, Aslam foi o responsável pela destruição de Nárnia, onde todas as criaturas boas e fiéis a ele iriam para o paraíso, chamado de País de Aslam.
"Aslam" é uma palavra que provém do turco e quer dizer leão, o animal que Aslam representa. C.S.Lewis buscou inspiração para este nome durante uma visita ao Império Otomano, atual Turquia, quando observou a guarda do sultão que tinha este mesmo nome.
Segundo muitos leitores e cristãos, Aslam é uma alegoria para Jesus, pois os valores e atos praticados por Aslam são semelhantes ao de Cristo.
Refere-se a Aslam também como filho do Imperador de Além Mar, este que faria o papel de Deus, reforçando o papel de Aslam como Cristo. O autor diz que Aslam é uma visão alternativa de Cristo, e mostra que esta seria supostamente uma forma que Jesus assumiria se fosse até um país fantástico como Nárnia. Por isso quase sempre o que Aslam faz ou diz ao longo das histórias, possui paralelos cristãos.
Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Aslam sacrifica-se no lugar de Edmundo Pevensie para livrá-lo da morte, o que assemelha-se com o sacrifício de Jesus no Calvário para nos libertar da morte (o Inferno). Mas assim como Jesus, Aslam ressucitou.
Aslam também é criador de Nárnia como é narrado em O Sobrinho do Mago, criando toda a terra através de seu canto. De certa forma esta posição de criador para Aslam não é conflitante com a visão de criação do Gênesis, pois pela visão do Novo Testamento, Jesus também tomou parte na criação.
Ja em A Última Batalha, as semelhanças bíblicas são ainda maiores. Já no início do livro, vemos o que seria o Anti-Cristo, representado pelo jumento Confuso, influenciado pelo macaco Manhoso. Depois da destruição de Nárnia, Aslam cria a Nova Nárnia e leva as criaturas boas para lá, o que nos lembra do Apocalipse em que Jesus virá e levará os justos para o céu (a Nova Jerusalém), o paraíso.
Bom pessoal, As Crônicas de Nárnia é um livro que deu origem a um filme infantil, que tenho certeza que a maioria de vocês ja assistiu.
É uma historia que Cristões e não-Cristões conhecem. O que Aslam fez pelos Narnianos, é muito semelhante ao que Jesus fez por nós.
Nesta história, todos acham que Aslam é um mito, até que ele vem e mostra que é o Criador de tudo e de todos. E assim a partir do momento que Aslam aparece, todos passam a temê-lo e obedecê-lo.
Mas é desta maneira que devemos agir, temer o nosso Deus, e passarmos a respeitá-lo. Pois só assim chegaremos a terra prometida, a vida eterna, onde viveremos em paz do lado do nosso pai.
Jesus é rigoroso conosco, ele não quer que guardemos o evangelho para nós mesmos apenas, e sim que compartilhamos o mesmo com multidões. Pois esta é nossa missão aqui, cada um escolhe o caminho que quer seguir, mais só um pode traçá-lo que é Cristo Jesus.
Pessoal, só existe dois dias, o “HOJE” e “ Aquele Dia “, o dia em que Jesus voltarará, Rugindo assim como Aslam fez, e levará aqueles que foram fiéis a ele para a sua Terra.
Por isso, estejam orando todos os dias, para que Deus os livres das tentações, que possa fortalecê-los em seu amor, e que possamos ser fiéis a ele, e nunca revidarmos a quem nos faz o mal e sim trocá-los pelo bem.
Pois só assim, digo e repito, Chegaremos a Terra de Aslam, a Terra de Cristo Jesus a NOVA JERÚSALEM.
1 comentários:
“- Estou, mas em seu mundo eu tenho outro nome. Tem de aprender a conhecer-me por este nome” 'Aslam' ... Essa é uma frase dita por Aslam No "Cronicas de Narnia - Viagem do Peregrino da Alvorada" em que fica claro quando ele se refere a Cristo...
Postar um comentário