"Na contramão deste mundo em direção a Deus"

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Influência da Amizade

Por Cássio Gomez



Quem de nós em algum dia ou momento de sua vida, nunca foi influenciado por um amigo? Quem não tem alguma história fascinante junto com algum amigo? Acho que muitos de nós temos mais acontecimentos em sua vida com amigos do que com pessoas de sua própria família, como pai e mãe.

A amizade tem uma influência muito grande em nossa vida, tanto para o lado positivo, como também para o lado negativo. A bíblia nos orienta sobre a escolha e o tratamento dos nossos amigos: “O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar” (Provérbios 12:26). Devemos tomar muito cuidado quando formos escolher pessoas para serem nossos amigos, porque com certeza, dependendo de sua escolha, você terá conseqüências marcantes em sua vida. Olha o que o texto bíblico diz: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mal" (Provérbios 13:20).

Na bíblia encontramos vários exemplos de amizade, umas boas, e outras que dá ate vergonha de citar. Talvez a história mais conhecida seja a de Davi com Jônatas, filho do rei Saul. O ciumento rei tentou matar o jovem Davi, escolhido por Deus como seu sucessor. Pelo mesmo motivo, Jônatas poderia ter olhado para Davi com inveja ou ódio. Se Deus não tivesse nomeado Davi, o próprio Jônatas seria rei depois da morte de Saul. Mas Jônatas não mostrou tais atitudes. Ele manteve uma amizade especial com Davi durante toda a sua vida. Quando Saul tentou matar Davi, foi Jônatas quem protegeu o seu amigo (1 Samuel 20). Davi lamentou amargamente a morte deste amigo excepcional (2 Samuel 1:17-27).

Já Amnon, um dos filhos de Davi, não escolheu seus amigos como o fez o seu pai. Ao invés de cultivar amizades boas e saudáveis, ele escolheu como companheiro seu primo Jonadabe (2 Samuel 13:3). Quando Amnon falou com este amigo sobre os seus desejos errados pela própria irmã, Jonadabe teve uma oportunidade excelente para corrigir e ajudar o seu primo. Infelizmente, ele fez ao contrário. Ele "ajudou" Amnon a descobrir uma maneira de estuprar a própria irmã! Além de levar Amnon a humilhar e odiar a moça inocente e a magoar profundamente seu pai (2 Samuel 13:4-21),

A primeira coisa que devemos olhar na vida das pessoas, antes de buscar ter uma amizade profunda com ela, é se realmente ela tem um compromisso com o Melhor Amigo, Jesus Cristo (João 15.13-15). Antes de qualquer coisa, uma amizade verdadeira começa com o nosso relacionamento com Cristo, para depois nos relacionarmos uns com os outros.

A bíblia nos diz que devemos fugir dos meios e da amizade daquelas pessoas que não estão nem ai com Deus "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1), "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33).

Vamos deixar que pessoas que levam uma vida cristã séria nos influenciem, que desejam mais do que qualquer outra coisa a vontade de Deus e viver para Ele. No ambiente onde você vive escolha aquela pessoa mais apaixonada por Cristo para ser seu melhor amigo, pois garanto que não ira se arrepender.

Louvo muito a Deus por Ele ter e estar colocando em meu caminho amigos que tem uma aliança verdadeira com Cristo. Este amigos tem me ajudado a me manter firme, tem chorado comigo em momentos difíceis, tem se regozijado nos momentos de alegria, tem me exortado quando faço algo de errado, e mais ainda, tem me dado todo apoio que preciso para continuar a caminhada da vida cristã. Muito obrigado pela vida de cada um deles Deus, pois eles têm me influenciado para o melhor caminho, que é Cristo.

1 comentários:

Realmente amizades nos influenciam muito! Nossos gostos, nossos atos e por ai vai! Que possamos ter nossos olhos abertos para sermos benção pra quem está mal com DEUS, e ter sempre um amigo que nos incentive e nos ajude a crescer com Cristo!

Postar um comentário

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More